terça-feira, 11 de junho de 2013

Wisp

Wisp

Conceito conhecido
Wisp's existem em muitos sistemas diferentes de jogos, alguns com maior destaque, outros com menor, e até alguns jogos de video-game, como auxiliares de protagonista! Mas o que é uma Wisp? Wisp's são, na verdade, seres feitos de pura energia, seja ela cósmica, natural ou até mesmo elemental, baseados nas lendas do folclore europeu, chamados de Will-o'-the-wisp, traduzido para o português como Fogo-fátuo, e muitas vezes confundidos ou tratados como parentes das Fadas. Muitas vezes tido como ser maligno pelo folclore que a criou, as Wisp's em sistemas de RPG podem assumir ambos os papéis, sendo boas ou más, de acordo com suas vivências. Alguns sistemas as citam como imortais, outros, como dependentes de uma fonte de energia, que, se esgotada, as mataria instantaneamente... E outros, ainda as citam como criaturas raras e incomuns! As idéias são tão variadas que não podemos citar todas em apenas uma única postagem!




Diferenças conceituais 
Como dito, as Wisp's diferem entre si, de sistema para sistema, de jogo para jogo, e até de lenda para lenda. No mundo de The Legend of Zelda, Navi, Tatl e Tael muitas vezes são consideradas como exemplos de Wisp's, embora sejam mais semelhantes a fadas em sua montagem corporal. Já em Tibia, outro MMORPG que já foi citado em nosso blog, Wisp's são criaturas de pura magia, que fogem dos seres humanos, ficando invisiveis assim que tem chance. Outro famoso jogo que mostrou a aparência das Wisp's em seu meio foi Warcraft III, da Blizzard. Lá, as Wisp's são a força trabalhadora dos Night Elf's (Em português, Elfos Negros), e trabalham usando somente a força de seus pensamentos. Se todas as árvores do mundo deixarem de existir, é dito que sua energia acabará, e elas morreram para sempre, uma vez que é assumido, embora sem provas, que as Wisp's em Warcraft sejam as almas dos guerreiros elfos mortos em combate. Outro bom exemplo é o sistema de RPG da linha Storyteller, Changeling, o Sonhar (Changeling: the Dreaming), que trata de seres féericos, onde as Wisp's aparecem, embora sobre outros nomes e outros conceitos.
Conceitos em RPG

Storyteller

Em construção








D&D/D20
Em construção



3D&T

Força: 0
Habilidade: 2-4
Resistência: 0-2
Armadura: 0
Poder de Fogo: 0-2
Levitação: Wisp's levitam o tempo todo, e podem atingir velocidade máxima de H(4-6)x20 metros por turno (A velocidade sempre será 2 pontos maior do que o valor da Habilidade).
Magias: Wisps's possuem todas as magias de cura básicas: Cura Mágica, Cura de Maldição e Cura Total, todas sem gastar pontos de magia. Além disso, podem usar Ressurreição uma vez a cada 7 dias, mas somente o farão se gostarem muito do alvo.

Gurps

Wisp (Clássico - Resumido)
Força (ST): 1
Destreza (DX): 19
Inteligência (IQ): 11
Resistência (HT): 11
HP: 1
Velocidade: 8.00
Esquiva: 12
Aparar: 0
Bloqueio: 0
Habilidades Únicas:
Energia Chocante: O corpo da Wisp é feito de pura energia mágica, e qualquer contato mais agressivo com ela causa, por turno, 1D de dano elemental, de acordo com o elemento da Wisp. Pode ser absorvido por resistências elementais, mas somente metade pode ser defendido com testes de HT. A Wisp pode escolher quando ativar ou desativar esta habilidade.
Luz Cegante: Uma vez por dia, a criatura pode emitir um raio de luz extremamente forte, cegando qualquer pessoa que esteja olhando para seu corpo por 2D6-1 turnos, de modo que ela possa fugir do combate.

Outros:

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